Facebook
Twitter
Instagram
Vimeo
As últimas
Tiroteio audiovisual
Alameda Glória, São Paulo, agosto de 2007. Noite fria de garoa. Um sujeito de óculos desce a rua, tenso. Olha furtivamente para os lados, entre uma tragada e outra de cigarro. Dois homens se aproximam. Cada um vindo de uma direção. Antes que ele possa fazer qualquer movimento, um deles, o mais alto, …
Ser muçulmana e feminista no Brasil
Gilliam Melanie Moreira Ur Rehman é brasileira, tem 38 anos e mora em São Luís, capital do Maranhão, cidade em que nasceu. Ela fez sua reversão ao Islam seis anos atrás, em 2014. É graduada em História pela Universidade Estadual do Maranhão, além de ter se especializado em antropologia e sociologia. …
Cartas na mesa #7
É mais difícil sorrir quando se está sendo vigiado. Em tempos de arapongagem do Ministério da Justiça, brigas entre a Procuradoria-Geral da República e a força-tarefa da Lava-jato a respeito de informações de investigados e bloqueio de contas de apoiadores do governo nas redes sociais, dá pra perceb …
O vírus atrás das grades
• Ouça o episódio de Cartas na Mesa sobre covid-19 nos presídios, com o depoimento de Luiz Eduardo Rossini.
Numa terça-feira normal, Luiz Eduardo Rossini teria acordado às 4h30 da manhã, tomado banho, preparado o café e entrado em seu carro para começar a percorrer os cerca de vinte quilômetros …
Cartum de Acabete. Instagram: @andrethefabio
Celso Furtado: o economista e o subdesenvolvimento
A cidade de Pombal, na Paraíba, foi assim nomeada em homenagem ao nobre português – Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal –, cuja parte da linha de ascendência remete aos índios Tabajaras, habitantes dessa região. Mas, se o rei d. José I, ao criar a Vila de Pombal no Brasil, homenag …
Os decadentes avançam
Sim, é verdade: nós vivemos numa época de profunda decadência moral. E é verdade que isso desestrutura profundamente as formas antigas de vida, e desorienta os homens do presente: não sabemos bem o que fazemos, ou o que devemos fazer. Como os cegos de Goya, não conhecemos o caminho. Vivemos imersos …
A última bolacha do pacote
Existe um momento que costuma anteceder imediatamente os confrontos – sejam estes brigas de rua, contendas entre torcidas organizadas, conflitos de policiais com manifestantes ou mesmo batalhas em uma guerra. Nesse instante pré-pugilato, cada grupo volta o olhar para seu respectivo lado e calcula co …
A invenção de um feriado
Amarrados às cadeiras confortáveis da empresa, os funcionários sofriam os açoites Sexta-feira. No correr do dia os ponteiros do relógio central lhes martelavam a nuca a cada segundo. TAC. TAC. Não havia tics, só tacs mesmo, com toda a força.
Mãos na cabeça, olhos lacrimejantes, cansaço físico e men …
Arquivo FIGAS #1
Tiroteio audiovisual
Alameda Glória, São Paulo, agosto de 2007. Noite fria de garoa. Um sujeito de óculos desce a rua, tenso. Olha furtivamente para os lados, entre uma tragada e outra de cigarro. Dois homens se aproximam. Cada um vindo de uma direção. Antes que ele possa fazer qualquer movimento, um deles, o mais alto, saca a arma e dispara à queima roupa. Literalmente “fecham” o sujeito, que cai e permanece estirado na calçada. O menor dos comparsas se agacha junto ao corpo para confirmar se ele está realmente mor …
“Alô, Jorge Mautner?”
Arquivo FIGASDiário de viagem
| Edit
Publicado originalmente na edição #1 da revista FIGAS, em agosto de 2009.
São Paulo, véspera do feriado constitucionalista. Entrevista mais ou menos confirmada. Encontro em Guarulhos, cinco horas da manhã, para seguir viagem até o Rio de Janeiro em busca de Jorge Mautner. Vamos lá. Cinco no Fiat Uno, todo mundo apertadinho, trânsito superlento por causa de dois acidentes na pista. Resultado: chegamos à avenida Brasil carioca às 13h. Porém, uma vez no Rio em um dia ensolarado, e digo isso sem …
Especial Mulheres radicais
A atualidade do corpo político de Mulheres radicaispor Luiza Mader Paladino
“O que buscamos é transformar critérios”: uma entrevista com Andrea Giuntapor Luiza Mader Paladino
Cecilia Vicuña sobre arte, América Latina e a experiência feminina
Cinegrafia e edição por Vanessa Nicolav
Destaques
De ouvido
De rostinho colado, coração com coração: o novo álbum de Blundetto, Slow Dancepor Richard SanchesComo um baile organizado em Fortaleza influenciou o novo disco do produtor francês
Perfil
As missas de Audálio Dantaspor Leandro MelitoAudálio Dantas faleceu em 30 de maio, e sua missa de 7º dia foi realizada em 5 de junho na Catedral da Sé. Mas em 31 de outubro de 1975, quando era presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Audálio ajudou a organizar outra importante missa de 7º dia: a de seu amigo Vladimir Herzog
Arqueologia jornalística
Retrato da favela no diário de Carolinapor Audálio DantasA famosa reportagem em que Audálio Dantas descobriu Carolina de Jesus, a escritora ainda anônima, na hoje extinta favela do Canindé, em São Paulo.
Cartum
Leitmotivcartum de Renan Bergo
As últimas
As últimas
Tiroteio audiovisual
Conheça o novo parceiro da FIGAS: O Farolete
-
Diálogos ·
Ser muçulmana e feminista no Brasil
Cartas na mesa #7
Cartas na Mesa #6
O vírus atrás das grades
All articles loaded
No more articles to load
![]()